O que são mapas de calor, para que servem e como são criados com essas 4 ferramentas

Heatmaps (ou mapas de calor) são uma ferramenta fundamental para otimizar a UX de um site. Estas soluções permitem, de facto, monitorizar o trabalho realizado pelo utilizador nas páginas de internet do seu domínio. Assim você pode descobrir o que funciona e o que não funciona. Por exemplo, você tem a capacidade de entender como as pessoas se movem, para onde vão, por que clicam e quando rolam.

Sejamos realistas: você está dando uma visão que respeita a privacidade das pessoas enquanto elas usam o conteúdo que você postou online. Uma verdadeira revolução copernicana para intervir nos vários elementos da conversão de páginas e como simplificar a vida dos seus potenciais clientes.

Índice

O que são mapas de calor, uma definição

Heatmaps são representações gráficas do comportamento do usuário em uma página da web. Apresentam-se como uma representação gráfica do recurso observado, ligeiramente escurecido, onde se delineiam áreas com diferentes gradações de cor: as que tendem para o azul são as zonas em que a atenção é menor, se vão para o vermelho caracterizam-se por um foco superior.

Esses mapas de calor são usados ​​em diferentes campos , nos concentramos em co mapas de calor para melhorar e otimizar publicações online, mas é certo saber que eles são uma ferramenta que também pode ser usada em diferentes campos pa

Não é de surpreender, lembre-s o termo conhecido como mapa de calor tenha sido usado pela primeira vez no início dos anos 1990. Isto é, quando o designer de software Cormac Kinney criou uma ferramenta para exibir graficamente informações sobre os mercados financeiros em tempo real.

Eleve as suas campanhas de telemarketing com as listas de fax da base Listas de fax de dados de correspondência mais recente! As nossas listas de fax precisas e atualizadas ajudam-no a ligar-se diretamente com os decisores de todos os setores, garantindo uma divulgação direcionada que gera resultados. Aumente as taxas de envolvimento e conversão com as nossas listas de fax fiáveis, adaptadas às necessidades do seu negócio. Contacte-nos hoje para um marketing eficaz!

Por que é importante usar mapas de calor

Graças a estas ferramentas podem ser obtidos resultados decisivos nas fases de análise e otimização para descobrir quais os elementos que o público ignora e quais tenta ativar ou clicar sem sucesso. Talvez iniciando uma série de tentativas que levem ao fenômeno conhecido como clique de raiva. Com os como usar o instagram reels para ganhar dinheiro mapas de calor você pode eliminar distrações para destacar o que realmente importa.

Em alguns casos um botão com CTA pode se destacar e dar excelentes resultados, mas somente se forem identificadas as fontes de distração que atraem o olhar do público. Com uma boa análise de mapa de calor você pode eliminar o que não é necessário, e garantir que os conteúdos mais importantes surjam junto com os pontos essenciais para conversões como, por exemplo, opt-ins, formulários de contato, botões e links.

Como ler um mapa de calor de um site?

A lógica que permite interpretar um mapa de calor obtido com ferramentas de análise é bastante simples: cores quentes que vão do amarelo ao vermelho indicam uma alta concentração de ações realizadas.

As cores frias, do verde ao azul, comunicam pouca atividade. Assim é fácil entender como as pessoas interagem com as páginas da web por meio de diferentes ações , desde rolar até clicar. Obviamente, tudo depende do tipo de mapa de calor. Na verdade, existem diferentes com base nos eventos que você precisa observar.

Quais são os diferentes tipos de mapas de calor?

Uma das soluções mais interessantes é o mapa de calor de cliques. Ou seja, uma representação das ações realizadas por um mouse de computador. Este documento permite entender para onde as pessoas direcionam sua atenção para realizar uma ação concreta. Por exemplo, visitando uma landing page ou enviando um email.

Mapas de toque relacionados à forma como os usuários agem em btb directory martphones e tablets também são inseridos nos resultados de cliques. Os mapas de rolagem são aqueles que permitem identificar onde as pessoas param em relação ao comprimento da página web e qual a porcentagem de usuários que vão acima da dobra .

Um mapa de calor de cliques do Hotjar.

Os mapas de movimento , por outro lado, identificam os pontos – identificados com a clássica gradação de cores quente/frio – onde um cursor é posicionado seguindo um movimento.

Muitas vezes, juntamente com os diferentes tipos de mapas de calor, também temos gravações de sessões de usuários. Este recurso cria vídeos das atividades realizadas por pessoas que utilizam páginas da web .

Todos os documentos, desde os diversos mapas de calor até os vídeos das sessões, contribuem para formar aquele corpus de dados que um bom analista de dados deve interpretar para orientar a otimização da UI.

4 ferramentas para criar mapas de calor

Para criar os melhores mapas de calor para o seu objetivo (observar o comportamento do público no seu site) você não pode deixar de considerar e avaliar uma série de ferramentas dedicadas a este trabalho.

Na maioria dos casos estamos falando de ferramentas profissionais que oferecem soluções gratuitas, mas só funcionam melhor se todas as funções forem exploradas . Até mesmo os pagos. Então, quais são os melhores programas e aplicativos online ideais para criar mapas de calor do seu site?

Hotjar

Esta é certamente uma das ferramentas fundamentais para a criação de mapas de calor . Oferece um excelente teste gratuito para começar a trabalhar com os primeiros mapas de calor e permite criar um plano de análise completo simplesmente inserindo o código de rastreamento no portal a ser monitorado.

Uma captura de tela do Hotjar.

Na realidade, o ponto forte desta ferramenta, além da extrema simplicidade com que se pode obter o feedback que necessita, é reunir diferentes ferramentas num único conjunto para conhecer a opinião do público. Por exemplo, você pode criar qualquer tipo de mapa de calor e registro, mas também criar pesquisas para conhecer a opinião do público e obter feedback concreto de seus usuários.

Ovo Louco

É definitivamente uma das melhores ferramentas de mapa de calor para melhorar seu portal. Além disso, você tem a possibilidade de registrar sessões de usuários, criar testes A/B , lançar pesquisas e analisar os pontos onde se concentram eventuais erros que prejudicam a experiência do usuário.

Clareza

É certamente a melhor ferramenta gratuita para criar mapas de calor que permitem entender realmente como os usuários usam seu site . O que eu prefiro nesta ferramenta?

Clareza e o resultado de sua análise.

Gere mapas de calor automaticamente após instalar o código de rastreamento, incluindo gravações do usuário. Isso torna mais fácil identificar gargalos e obstáculos a serem resolvidos. Mencionamos que o Clarity é totalmente gratuito? Aqui, repetimos e confirmamos.

Inspetor

No site desta ferramenta de gravação de sessões e extrapolação de mapas de calor lemos claramente o motivo pelo qual devemos considerar o Inspectlet: ele permite que você entenda o que desejam as pessoas que chegam ao seu site. Você pode fazer isso através de ferramentas simples e eficazes: análise de feedback, questionários, gravações de sessões , mapas de calor de vários tipos, testes A/B.

Fluxo do mouse

Comparado a outras ferramentas de criação de mapas de calor, o Mouseflow possui uma série de funções extras que enriquecem a oferta necessária para analisar o comportamento do usuário no site.

Por exemplo, é possível descobrir quais erros tornam o preenchimento de um formulário complexo. Ou seja, um dos elementos fundamentais para atingir a meta de conversão. Você também pode analisar minuciosamente o funil para identificar pontos onde os usuários abandonam.

Leitura obrigatória:

Como usar melhor essas ferramentas?

Registrar as ações do usuário com mapas de calor é importante. Talvez seja uma das ações mais importantes para otimizar o desempenho dos sites, principalmente dos e-commerce onde cada clique pode impactar no faturamento. O que importa não é apenas obter dados : eles também devem ser interpretados e utilizados da melhor forma possível.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top